Pular para o conteúdo principal

CARACTERIZAÇÃO DOS AGREGADOS



Caracterização dos agregados



MASSA UNITÁRIA

   O recipiente de 3,255L foi preenchido com o agregado graúdo até o limite das bordas superiores. Foi escolhido apenas um integrante para que o ensaio fosse feito com maior precisão, pois assim o controle no momento de despejo do material é maior. Após do despejo, usou-se uma haste para a retirada do excesso.


   Para descobrir a massa unitária, pesamos o recipiente preenchido com a amostra, dividimos a massa total que foi de 4500g pelo volume do recipiente de 3255mL, obtendo-se o valor de aproximadamente 1,3825g/cm3.






                      COMPACTAÇÃO DO MATERIAL

    Com o recipiente completamente cheio de brita, em seguida o material foi adensado.



   A parte superior foi removida e com a haste foi retirado o excesso.



Para descobrir a massa unitária compactada, pesamos o recipiente preenchido com a amostra adensada, dividimos a massa total que foi de 4615g pelo volume do recipiente de 3255mL, obtendo-se o valor de aproximadamente 1,4178g/cm3.








MASSA ESPECÍFICA

   Nesse procedimento pesamos uma amostra de 500,3g de areia. Começamos o ensaio colocando 200ml de água em um frasco de Chapman. Após isso, foi colocada a areia com o auxilio de um funil, com cautela, para evitar a formação de possíveis bolhas de ar. 

O volume final ( água + areia) foi de 392 cm3. Para calcular a massa específica usamos a relação: massa do agregado/ volume final – volume inicial. A massa específica foi de 2,6057 g/cm3.

Pesagem submersa (método da balança hidrostática)

O agregado graúdo foi pesado em balança comum e o valor obtido foi de 500,6 g.



Para determinar a massa específica da brita, foi necessária a pesagem submersa, para que os espaços vazios fossem preenchidos pela água.


Para descobrir a massa específica, dividimos a massa da amostra ao ar  que foi de 500,6g pela diferença entre a mesma e a massa da amostra em água, obtendo-se o valor de aproximadamente 2,7536g/cm3.





GRANULOMETRIA

   Com o ensaio da granulometria conseguimos, através das peneiras, dividir o agregado conforme o tamanho dos grãos e a partir disso determinamos a porcentagem de massa retida em cada peneira.

Peneiramento dos agregados graúdos

   Foi pesado uma quantidade de brita e seu valor foi de 3,094 kg. Foi colocado aos poucos nas peneiras correspondentes ao seu tipo, e após balançar as peneiras por determinado tempo foi retirada uma por vez e o material retido em cada uma delas foi pesado, na tabela foram anotados os valores, e em seguida os cálculos foram feitos.



Distribuição granulométrica


   Além disso, conhecemos também a curva granulométrica, onde podemos definir se o agregado é contínuo, descontínuo ou uniforme, e ainda tiramos informações importantes como o diâmetro máximo dos grãos e o módulo de finura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita Técnica a Concreteira( Central Dosadeira de Concreto)

CENTRAIS DOSADEIRAS DE CONCRETO São as responsáveis pela dosagem dos materiais componentes do concreto (MCC's) e sua transferência para o caminhão betoneira. Neste tipo de central, a mistura e a homogeneização do concreto são feitas no próprio caminhão, antes de prosseguir para a obra. Estas centrais são compostas basicamente por silo de cimento, reservatórios para água e aditivo, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correia. A diferença básica que existe entre as  centrais dosadoras  está na forma de pesar os agregados (tow go ou caixa de agregados) e no tipo de carregamento do caminhão (manual ou automático). VISITA A CONCRETEIRA SUPERMIX – Castelo Branco, Salvador-BA. Baia de Brita 1 e 0 As baias devem ter largura igual ou pouco maior que a largura da caçamba do caminhão que descarrega o material, enquanto as outras dimensões (altura e comprimento) devem ser suficientes para a e...

Ruptura dos corpos de prova

Ensaio de ruptura A resistência de um concreto é medida através da obtenção do seu fck (Resistência Característica do Concreto à Compressão), dado em Mpa. Para que seja garantida essa resistência, são realizados testes de resistência à compressão. O rompimento dos corpos de prova é feito através de uma prensa hidráulica que distribui a carga uniformemente sobre sua superfície, o carregamento cessa quando há uma queda de força que indica a ruptura dos corpos de prova, e obtém-se a leitura da força máxima que foi empregada até o momento da ruptura do material. Dados Consumo: 3,03Kg Tipo do Cimento: CPllZ32RS Marca: Poty Área dos corpos de prova: 78,54 cm^ 2 Concreto acumulado: 8 Litros Resultados dos ensaios: Os co rpo s de prova são retirados do seu local de cura imediatamente antes dos ensaios, cada corpo em seu respectivo dia de rompimento [03/05 (7 dias); 10/05 (14 dias) e 24/05 (28 dias)].  O corpo de prova é ajustado de modo que f...